15
2009
Após 8 anos, projeto ressuscita sistema BeOS
Distribuição Haiku, baseada no sistema operacional BeOS, chega à versão alpha.
Foi um longo caminho, mas a comunidade de fãs do BeOS conseguiu chegar lá. Após 8 anos de trabalho, foi lançada a versão R1/Alpha 1 do sistema operacional de código aberto Haiku.
Durante esse período grupos de voluntários se dividiram para reescrever todo o código fonte do BeOS e adaptá-lo para ser compatível com o hardware atual e, ao mesmo tempo, continuar dando suporte aos aplicativos originais escritos para o BeOS.
O Haiku R1 é distribuído gratuitamente e pode rodar sem ser instalado, por meio de um LiveCD. Sua comunidade já conseguiu desenvolver versões do Java e de diversos programas populares no mundo Linux, para equipar o sistema.
Desenvolvido no início dos anos 90 para rodar em máquinas com arquitetura AT&T Hobbit, o BeOS era uma espécie de rival do MacOS, pois destinava-se ao uso de ferramentas gráficas e possuía uma interface minimalista e elegante.
Em meados da década de 90, a Apple cogitou adquirir a Be Inc. e transformar o sistema na base do seu novo sistema operacional. O negócio acabou não vingando, pois a Apple acabou comprando a o NeXT, empresa fundada por Steve Jobs em sua fase fora da companhia.
No final das contas, a produtora original do BeOS foi comprada pela Palm e, em 2001, encerrou suas atividades, abandonando o desenvolvimento do sistema operacional.
Posts relacionados
Deixe um comentário
Publicidade
Últimos arquivos
- FATEC-SBC - LPR2 (Java) - Projeto de Monitoria
- FATEC-SBC - ADME - Segmentação de Mercado
- FATEC-SBC - ADME - Pesquisa Mercadológica
- FATEC-SBC - ADME - Pesquisa de Mercado
- FATEC-SBC - ADME - Forças Competitivas de Porter
- FATEC-SBC - ADME - Celulares e o Marketing de Relacionamento
- FATEC-SBC - ADME - Anotações de Aulas
- Apresentação: Administração Mercadológica - Plano de Marketing - franquia Cacau Show

Postado por







