set
22
2009

Mozilla exibe Firefox que roda imagens 3D

Exemplo de imagens 3D rodando no Firefox

Exemplo de imagens 3D rodando no Firefox

A fundação Mozilla liberou para testes por qualquer usuário uma característica que permite processar imagens 3D direto no browser.

Segundo a fundação, o projeto chamado de WebGL é uma evolução do antigo Canvas3D, que já previa o uso do navegador para rodar imagens em três dimensões. O principal objetivo da Mozilla com o projeto é transformar seu browser numa plataforma mais poderosa de computação, suportando aplicações online e sites mais ricos.

O WebGL faz parte do WebKit, conjunto de tecnologias compartilhado entre vários desenvolvedores, como o Google e a Apple. Na prática, isto significa que navegadores rivais como o Chrome e o Safari podem tirar algum proveito dos esforços que a Mozilla faz nesse momento.

No caso específico do Google, além de usar o WebKit em seu browser, o gigante da web mantém uma equipe trabalhando num projeto similar ao WebGL da Mozilla, o O3D, que busca criar características para uma característica de imagens em três dimensões em aplicações online.

Como se trata de um recurso em desenvolvimento, o Firefox 3D só pode ser testado na nova versão 3.7 pre-alfa. Ainda assim, é preciso ajustar algumas configurações para liberar o recurso. Conforme explica o blog da Mozilla, é necessário digitar “about:config” e, nas opções de configurações, habilitar o recurso “WebGL”.

Para baixar o Firefox, vá ao Downloads INFO. Abaixo, um vídeo produzido pela Mozilla para explicar o novo recurso.

Leia mais em http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal

Posts relacionados

About the Author: Edu Nicácio

Analista de Sistemas com experiência em sistemas de médio e grande porte em empresas de Telecom, Seguros e Automobilística. Possui mais de sete anos de experiência em desenvolvimento de sistemas Web, cliente-servidor, multi-camadas e desktop, trabalhando com tecnologias como .Net (C#), Java, Delphi, ASP, JavaScript, XML, CSS, XHTML, SQL, Transact/SQL, PL/SQL, PG/SQL, MySQL, Unix/Linux e ShellScript. Quando não está estudando ou desenvolvendo alguma coisa nova, gosta de passar o tempo com a esposa e os amigos.

Deixe um comentário

Spam protection by WP Captcha-Free

Publicidade